Buscar
  • B2H Marketing

Saiba Quais Taxas e Impostos São Cobrados ao Comprar um Imóvel.

Assista esse vídeo ou leia a matéria abaixo.



No episódio dessa semana do quadro “Dicas Da Jú Com A SPE Investimentos” o tema abordado foi “Taxas e Impostos Cobrados Na Hora De Comprar Um Imóvel”.


Ao comprar um imóvel, você precisa ter disponível cerca de 5% do valor do bem para arcar com os custos da documentação e taxas em geral.


Isso não se refere a taxa de IPTU, comissão de corretor, custos com financiamentos. Refere-se ao valor cobrado das taxas que o governo estipula para formalizar a sua mais nova aquisição e o ITBI é uma delas.


O ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. É uma taxa municipal cobrada sempre que há a transferência de imóveis. Ele é cobrado pela prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado e o valor varia de acordo com a política e cada prefeitura, mas não passa de 3% do valor do imóvel. Confira outras taxas importantes nessa tramitação:


Escritura Pública


A Escritura Pública é, praticamente, a formalização do contrato de compra e venda e você também terá que pagar por isso, mas atenção que ela é obrigatória apenas para quem compra seu imóvel à vista, pois no caso do imóvel financiado, o documento emitido pelo banco tem a mesma validade que a Escritura Pública.


O valor desse imposto varia de estado para estado. Para consultar o valor cobrado, acesse o site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil e procure pelo link do seu estado.


Registro do imóvel


Após pagar o ITBI e a Escritura Pública, você terá que registrar o imóvel. O Registro do Imóvel é uma taxa cobrada pelo Estado e esse trâmite é feito em cartório.

O preço do registro é tabelado e varia conforme o Estado onde imóvel está instalado. Para saber o valor referente ao seu Estado, acesse o site do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil que você encontrará lá.

Fique a atento a todas taxas e impostos referentes a compra de um imóvel para você se organizar financeiramente e conseguir arcar com todas essas despesas relacionadas a transferência, formalização e registro.


Se você tem alguma dúvida ou acha que deveríamos ter abordado algum outro tema que não foi falado no vídeo, comente em nossas redes sociais. Quem sabe sua sugestão não vira tema para o próximo vídeo?


Aproveitamos para lhe convidar a conhecer dois empreendimentos da SPE Investimentos, o Império do Farol e o Embaixador II, na Jatiúca. Abaixo o link dos sites dos nossos empreendimentos


Site da SPE - Obras de Excelência, clique aqui.


Site do Empreendimento Império do Farol, clique aqui.


Site do Empreendimento Embaixador II, clique aqui.




Então é isso! Aguardem as próximas dicas, em breve teremos mais.

0 visualização

R. Bacharel Floriano Ivo, 265 - Farol, Maceió - AL, 57055-010.

Botão_Whatsapp-01.png
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

© 2019 SPE Investimentos. Todos os direitos reservados. 

Desenvolvido por

Logo_B2H_small.png